“O
desenho é um processo complexo que envolve imaginação, realidade cotidiana,
figuração, e tem como mediação a palavra.”
O professor que entende a
importância do desenho para a criança, que compreende que ao desenhar ela
recria o mundo ao seu redor e por meio da linguagem lhe dá significado, vai
poder conhecer muito melhor o processo de aprendizagem de seu aluno (a) de
forma contextualizada e propor atividades que favoreçam o desenvolvimento do
grafismo. Sabemos que quanto
mais a criança desenvolve sua imaginação, povoa sua mente de imagens e
vivências enriquece e amplia seu vocabulário imagético, também incorpora e
recria o seu mundo no papel.
De garatujas desordenadas,
pouco significativas para o olhar leigo, vai se transformando aos poucos, por
um processo de criação de diálogo com outro, com seu mundo e com materiais e
atividades diversas, dando forma e significado aos seus sentimentos e vivências
observados em figuras humanas com braços e pernas saindo da cabeça, a figuras
próximas ao convencional.
Jane Regina Soares, Lia Cristina Silva e Ziley Figueiró Leite. Pósgraduandas do curso de "Educação Infantil e suas Linguagens" do ano de 2012, Instituto de Ensino Superior da Funlec. Professoras de Educação Infantil atuando em CEINF's da Prefeitura de Campo Grande - MS.
0 comentários:
Postar um comentário